quinta-feira, 4 de março de 2010

Magela assume pré-candidatura ao GDF


A polêmica sobre a definição da candidatura petista ao Palácio do Buriti está com os dias contados. O deputado Geraldo Magela (PT-DF) disse, em entrevista concedida nesta segunda-feira (22/02), na Liderança do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados, que é pré-candidato ao governo do Distrito Federal e que disputará as prévias do partido marcadas para o dia 21 de março. “Quem denuncia a corrupção que acontece hoje no GDF é o denunciado de ontem”, disse o deputado ao se referir a Durval Barbosa, ex-secretário de Relações Institucionais do governador José Roberto Arruda, que também esteve na gestão do então governador Joaquim Roriz. “Já os enfrentei uma vez e acredito ter características adequadas para o tipo de disputa que o PT e o demais partido vão enfrentar nas próximas eleições”, acrescentou Magela. Durval foi responsável pelas gravações que mostram Arruda, integrantes do seu governo e deputados distritais recebendo propina.

O deputado analisou a situação política no DF e lembrou que a população da capital deseja o retorno do orgulho de morar na capital de todos os brasileiros. “Nosso principal desafio é envolver todos os partidos de esquerda e demais partidos da Base de apoio do presidente Lula, bem como Instituições representativas e a toda sociedade para juntos moralizarmos Brasília”, defendeu. Leia trechos da entrevista:

O que o deputado diz sobre a intervenção do governo federal do DF?

Existe uma linha sucessória que pode ser cumprida. Sei que a população quer que a justiça se estabeleça e que os culpados sejam punidos, mas uma intervenção não seria bom nem do ponto de vista a administrativo e nem político.

O seu principal adversário no PT, o ex-ministro Agnelo Queiroz, tinha conhecimento das gravações de Durval Barbosa e não revelou nada. O senhor acha que isso o descredencia para a disputa ao GDF?

Não vamos fazer um debate nas prévias a partir desse ponto de vista. O companheiro Agnelo é uma pessoa de muita seriedade e de postura ética.

Mas deputado, ele teve conhecimento das gravações

Todos nós temos que ter responsabilidades pelos nossos atos e omissões. Tudo o que for da responsabilidade minha, do companheiro Agnelo e de qualquer outra pessoa que exerça cargo de natureza pública tem que ter clareza e transparência. Acredito na honestidade do companheiro e ele também sabe que a cobrança é inerente às ações.

As prévias de um modo geral não prejudicam o PT?

No PT é muito natural o processo de prévias, até o presidente Lula já disputou prévias, eu mesmo disputei em 2002 com quatro companheiros do PT e saímos vitoriosos daquela campanha. Isso prova que as prévias também reforçam o espírito militante e garante a unidade no processo de campanha. O grande desafio para 2010 é estancar todo esquema de corrupção que existe hoje no DF. Acabar com que existe hoje e não deixar voltar o que existia antes e nem mesmo deixar que persista a corrupção criada no governo de José Roberto Arruda, Paulo Otávio e seus aliados.

O senhor faz uma associação entre a corrupção do governo de Roriz e o de Arruda?

Não sou quem faço, ela sempre existiu e todos têm hoje essa confirmação. Quem foi operador do esquema de corrupção no governo de Arruda foi mesmo durante o governo de Joaquim Roriz. Hoje estamos lidando com a “criatura” e não podemos permitir o retorno do “criador”.

Numa eventual disputa, qual seria a estratégia para levar o PT ao Buriti? O senhor já tem um plano de governo?

Acredito ser a educação o pilar principal para o crescimento e desenvolvimento, mas também temos problemas emergenciais, como saúde e segurança, e desde 2002 já alertavam sobre isso. O nosso plano de governo busca deixar claro que tudo o que foi feito pelos governos anteriores nós faremos melhor. O Roriz, por exemplo, tinha a fama de dar lotes. Quando fui secretário de Habitação no governo do PT entregamos casas prontas. Outra coisa importante é que precisamos varrer de vez toda a corrupção do DF representadas nos governos de Roriz e Arruda.

Nenhum comentário: